Se existe problema inconveniente que podemos ter, é com vazamento de esgoto. Além do péssimo cheiro que esses problemas costumam causar, existem outros fatores também preocupantes que vem junto com esse tipo de vazamento.
Resolver esse tipo de problema nem sempre pode ser simples, por isso é importante buscar por profissionais que tenham esse conhecimento e a técnica necessária para solucionar esse percalço.
Além dos transtornos que podem ser gerados, também é importante ficar atento a estrutura do imóvel que possui o vazamento, isso sem mencionar os gases que podem ser liberados e a exposição de toda a família a doenças.
Assim, para poder te auxiliar em como proceder, fique atento a esse artigo.
Índice
Geralmente o que mais vemos ocorrer são os vazamentos de água limpa, porém, o vazamento de esgoto também pode ocorrer, e já te garanto que não é uma experiência muito boa.
Esse tipo de vazamento nada mais é que um problema com a hidráulica. Ocorre quando existe rompimento ou fissura nas tubulações centrais ou nos ramais.
São vários os fatores que podem ocasionar esse tipo de vazamento e é importante ficar atento aos sinais para tentar achá-los o mais rápido possível, assim, vamos conferir alguns deles:
Encanamentos instalados há mais de 50 ou 100 anos, que possuem materiais como ferro fundido ou manilhas, são propícios a apresentarem esse problema, devido a corrosão de seu material.
Com a corrosão, o encanamento vinha a apodrecer e acabava criando aberturas que causavam os vazamentos.
Atualmente esses materiais já foram substituídos por PVC e tubos mais resistentes. Esse material é mais duradouro, evitando maiores problemas.
O ideal é que os canos utilizados tenham um diâmetro de 100mm, já os ramais, devem ter 40mm para as pias das cozinhas e banheiros.
Utilizar canos com diâmetros que não correspondem ao indicado, podem ocasionar problemas de vazamentos.
O que acarretará uma grande dor de cabeça e certamente uma grande obra.
Um dos grandes motivos de vazamento são os entupimentos. Eles ocorrem por acúmulo de gordura nos canos ou, ao jogar itens pontiagudos.
Quando o entupimento passar a ser no encanamento de esgoto, o risco é maior. Isso porque, esse tipo de vazamento vem acompanhado por mal cheiro, liberação de gases e bactérias.
Se você acha que o vazamento de esgoto só irá trazer um problema quanto ao mal cheiro e algumas manchas na casa, está enganado.
Um dos principais riscos é comprometer a estrutura do imóvel. Isso porque, o conteúdo que escapa pode acabar infiltrando no subsolo, deixando-o instável e podendo ceder.
Outro problema bastante sério está relacionado às doenças que podem ser disseminadas com a liberação de esgoto. Algumas dessas doenças podem ser a hepatite A, giardíase, teníase, filariose, entre tantas outras.
Além desses perigos, existem tantos outros que estão sujeitas as pessoas que vivem a margem de esgotos.
Então, detectar o problema cedo é o ideal para prevenir sua saúde e a de sua família.
Quando os vazamentos de esgoto ocorrem, logo imaginamos que o cheiro virá de imediato, mas não é bem assim.
Isso porque, a encanação correspondente ao esgoto fica localizada no subsolo, então, para que o cheiro venha a chegar até a sua casa, quer dizer que esse vazamento já está bem considerável.
Se o vazamento for em canos mais superficiais, localizar será bem mais fácil.
E mesmo assim, se o cheiro chegar a tomar a sua casa, ainda será difícil localizar o lugar exato de onde ele sai, já que é um fedor insuportável.
Alguns fatores podem ajudar a detectar de onde o vazamento vem, como por exemplo, se você notar manchas escuras, como sinais de musgo, essa é uma dica de ficar com o pisca alerta.
Onde a cobertura de concreto existir, manchas de umidade poderão entregar o problema, juntamente com o cheiro ruim.
Então, ao notar uma certa umidade em algum local da casa, juntamente com um cheiro que não é nada agradável, chame um profissional.
No tópico acima já demos algumas dicas de como você pode começar a suspeitar de que existe algum vazamento na sua casa, mas, a partir daí, o que fazer? Como saber realmente do que se trata?
Encontrar uma empresa especializada e que diagnostique o problema com precisão é a melhor decisão a se tomar. Isso porque, quanto mais você demorar, pior o problema poderá ficar, podendo inclusive comprometer a estrutura da sua casa.
As empresas que tratam desse problema são especializadas em localizar onde se encontram os vazamentos, isso porque, podem contar com equipamentos de grande precisão, podendo, inclusive, achar o problema sem precisar quebrar as paredes.
Utilizar sonares ou inspeção por câmera é uma das opções para que as empresas possam achar os possíveis vazamentos, evitando muito quebra-quebra.
Com o local do vazamento localizado, aí sim começa o serviço de reparo, onde será feito de forma bem mais econômica, pois irá no local específico, evitando uma reforma que seja maior que o necessário.
Se você suspeitar de problemas com vazamentos de esgoto na sua casa, o melhor a se fazer é imediatamente procurar por uma empresa especializada. Ela certamente irá detectar e consertar o problema da forma mais eficiente possível.
Não é indicado que você tente achar sozinho o problema, isso pode gerar mais gastos que o necessário, pois você irá quebrar várias paredes tentando achar o problema.
Empresas como a ND Caça Vazamentos, que estão há anos no mercado e possuem uma equipe treinada são uma ótima indicação de resolver seu problema sem mais estresse do que o necessário.
Então, ao contratar uma empresa especializada, o serviço será direcionado fazendo você economizar tempo e dinheiro.
As empresas especializadas atualmente trabalham com materiais modernos, que atuam de forma certeira na localização dos vazamentos, realizando um trabalho muito mais profissional.
Consequentemente, o quebra-quebra é bem menor e você irá fazer um serviço bem específico onde realmente o vazamento se encontra.
Entre em contato conosco e FAÇA UM ORÇAMENTO GRÁTIS, nós vamos tirar as suas dúvidas e resolver esse problema.
1 Comments
[…] Vazamento de esgoto: Como detectar e resolver? […]